A realidade aumentada (RA) se tornou a nova tendência no mundo digital a ponto de ser difícil encontrar uma pessoa que não esteja familiarizada depois do boom que Pokémon Go trouxe para a vida do usuário móvel médio. Embora muitas pessoas considerem a RA apenas uma tecnologia de entretenimento, a RA já é amplamente usada em vários setores, como saúde, comércio eletrônico, arquitetura e muitos outros. Este artigo vai quebrar esse estereótipo.

O potencial da RA é perfeito e as marcas já estão utilizando essa tecnologia em seus negócios para fornecer uma nova experiência de usuário. As empresas implementam a RA para criar demonstrações de produtos, publicidade interativa e fornecer informações em tempo real aos clientes. Ficou provado que quando as pessoas tocam ou interagem com um produto, são mais propensas a comprá-lo devido ao vínculo emocional estabelecido.

De acordo com uma previsão da Statista, o mercado de realidade aumentada e virtual deverá atingir o tamanho de US$ 215 bilhões em 2021. Por ser um mercado em rápido crescimento e com enorme potencial, a RA atrai grandes corporações como Google, Apple, Facebook, etc., bem como empresas menores.

Quais tipos de aplicativos de Realidade Aumentada existem?
Antes de iniciar o desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada, é preciso escolher entre duas categorias amplas: aplicativos baseados em localização e aplicativos baseados em marcadores. Abaixo, discutimos brevemente as diferenças de cada um.

Aplicações baseadas em marcadores (marker-based)
Os aplicativos baseados em marcadores são baseados no reconhecimento de imagem. Usam marcadores pretos e brancos como gatilhos para exibir o conteúdo da RA. Para ver o componente aumentado, é preciso apontar a câmera na posição de um marcador em qualquer lugar ao seu redor. Depois que o dispositivo reconhecer o marcador, um aplicativo sobrepõe os dados digitais nesse marcador e será possível ver o objeto aumentado. Ao criar um aplicativo baseado em marcadores, devem ser fornecidas as imagens ou seus descritores de antemão para simplificar o processo de pesquisa quando os dados da câmera estão sendo analisados. Em outras palavras, os objetos já estão codificados em seu aplicativo, por isso são mais fáceis de detectar. Não é de admirar que a maioria dos aplicativos de RA sejam baseados em marcadores, sendo especialmente populares para publicidade.

Aplicações baseadas em localização (location-based)
Os aplicativos de RA baseados em localização funcionam sem marcadores. Detectam a posição do usuário com a ajuda de um GPS, um acelerômetro ou uma bússola digital e sobrepõem os objetos de realidade aumentada em cima de lugares físicos reais. O mais famoso aplicativo baseado em localização certamente é o Pokémon Go.

Esses aplicativos podem enviar notificações ao usuário com base em sua localização para fornecer um novo conteúdo de RA relacionado a um determinado local. Por exemplo, um aplicativo pode fornecer recomendações sobre os melhores bares próximos e mostrar como chegar lá. Como um exemplo adicional, um aplicativo pode lhe ajudar a encontrar seu carro dentro de um enorme estacionamento usando o GPS.

Quando se trata de escolher um kit de desenvolvimento, é fácil ficar frustrado com o número de ferramentas disponíveis. Para escolher o SDK mais adequado ao seu projeto, verifique se é oferecido suporte a todos os recursos exigidos pelo aplicativo. A seguir, detalhamos os principais pontos a serem considerados.
O preço é a primeira marca distintiva de um SDK para RA. Para aqueles que querem experimentar o desenvolvimento de RA pela primeira vez, as melhores opções são os SDKs gratuitos de código aberto, que estão abertos a contribuições e podem ser estendidos com novos recursos propostos pelos desenvolvedores. Os SDK pagos na maioria dos casos oferecem vários planos de preços, dependendo das necessidades do usuário. Por acaso, os níveis gratuitos têm possibilidades limitadas e devem ser uma “versão demo” do produto completo. Construir um aplicativo complexo com conteúdo grande e dinâmico provavelmente exigirá uma licença comercial; esteja pronto para pagar!
Se planeja desenvolver seu aplicativo para iOS ou Android, não haverá problemas ao escolher um kit de ferramentas de realidade aumentada, já que quase todos dão suporte a ambos. Enquanto isso, a escolha de ferramentas compatíveis com o Windows ou o macOS é bastante pequena. Ainda assim, é possível criar seu aplicativo para computadores Windows ou smartphones usando um kit de desenvolvimento de realidade aumentada que suporte a Plataforma Universal do Windows (UWP)
Esse recurso é obrigatório para qualquer aplicativo RA, pois permite identificar objetos, lugares e imagens. Para este fim, smartphones e outros dispositivos usam a visão do dispositivo, juntamente com câmera e software de inteligência artificial para rastrear imagens que podem ser posteriormente sobrepostas com animações, som, conteúdo HTML etc.
O reconhecimento e rastreamento de imagens em 3D é um dos recursos mais valiosos de qualquer SDK para RA. Devido ao rastreamento, um aplicativo pode “entender” e aprimorar os grandes espaços ao redor do usuário dentro de grandes edifícios, como aeroportos, estações de ônibus, shoppings, etc. Os aplicativos que suportam isso podem reconhecer objetos tridimensionais como caixas, copos, cilindros, brinquedos, etc. Atualmente, essa tecnologia é usada em jogos para dispositivos móveis e no comércio eletrônico.
O Unity é conhecido por ser o mecanismo de jogo mais popular e poderoso do mundo. Embora geralmente seja usado para desenvolver jogos de computador, também pode ser usado para criar aplicativos de RA com efeitos poderosos. Se pretende criar uma experiência de ponta ou estender uma ideia mais tradicional com novas técnicas, uma ferramenta multiuso como o Unity permite que ambas sejam implementadas.
O OpenSceneGraph é um kit de ferramentas gráficas 3D de código aberto (uma interface de programação de aplicativos). É usado por desenvolvedores de aplicativos para jogos de computador, realidade aumentada e virtual, visualização científica e modelagem.
Ao desenvolver aplicativos móveis com RA, é preciso decidir se os dados do usuário serão armazenados localmente ou na nuvem. Essa decisão é principalmente motivada pelo número de marcadores que serão criados. Se planeja adicionar um grande número de marcadores ao seu aplicativo, considere armazenar todos esses dados na nuvem. Caso contrário, seu aplicativo usará muito armazenamento no dispositivo. Além disso, ter uma ideia do número de marcadores que seu aplicativo usa também é importante porque alguns SDKs de realidade aumentada suportam uma centena de marcadores, enquanto outros oferecem suporte a milhares. Por outro lado, o armazenamento de marcadores localmente (ou seja, no dispositivo) permite que os usuários executem seu aplicativo de realidade aumentada off-line, o que pode ser conveniente, pois nem sempre haverá dados móveis ou Wi-Fi disponíveis.
Se for criar um aplicativo de RA baseado em localização, a geolocalização é um recurso fundamental que deve ser suportado pela ferramenta de RA que vai usar. O GPS pode ser usado tanto em jogos de RA como Pokémon Go, como também em aplicativos feitos para sobrepor dados em alguns locais próximos (por exemplo, para encontrar o restaurante mais próximo).
SLAM significa “Localização e Mapeamento Simultâneos”. É um algoritmo que mapeia o ambiente onde o usuário está localizado e rastreia todos os seus movimentos. Os aplicativos de RA que contêm esse recurso podem lembrar a posição de objetos físicos em alguns ambientes e posicionar objetos virtuais de acordo com a posição e os movimentos dos usuários. O SLAM tem um enorme potencial e pode ser usado em muitos tipos de aplicativos, não apenas em aplicativos de RA. A principal vantagem dessa tecnologia é a capacidade de ser usada em ambientes fechados, enquanto o GPS só está disponível ao ar livre.

CONCLUSÃO

Não é preciso dizer que a tecnologia de realidade aumentada está na moda. Cada novo lançamento de um aplicativo com RA causa ondas de empolgação. Portanto, desenvolvedores experientes estão tentando dominar essa tecnologia e lançar seus próprios aplicativos de RA. Agora, os desenvolvedores têm uma grande variedade de kits de ferramentas de RA para criar aplicativos baseados em marcadores ou em localização. O primeiro passo para começar é pegar o SDK de realidade aumentada mais adequado para atender às suas necessidades. Este artigo facilita a comparação de recursos como reconhecimento de imagem e 3D, possibilidades de armazenamento, suporte ao Unity e SLAM, etc., para que as equipes de desenvolvimento selecionem facilmente o melhor kit de ferramentas para seus futuros aplicativos. Esperamos que este artigo tenha inspirado a criação do seu próprio aplicativo de RA usando qualquer uma das ferramentas listadas! Vá em frente para construir um excelente aplicativo com RA! Fonte: https://www.infoq.com/br/articles/augmented-reality-best-skds/ Autor: Andrii Zhuravlov-Galchenko