A hiper-realidade é vista como uma condição na qual o que é real e o que é ficção são perfeitamente combinados, para que não haja uma distinção clara entre onde um termina e o outro começa. Permite combinar a realidade física com a realidade virtual (VR) e a inteligência humana com a inteligência artificial. Os indivíduos podem se encontrar, por diferentes razões, mais afinados ou envolvidos com o mundo hiperreal e menos com o mundo físico real. Alguns teóricos famosos da hiperrealidade / hiperrealismo incluem Jean Baudrillard , Albert Borgmann , Daniel J. Boorstin , Neil Postman e Umberto Eco .

A hiper-realidade, na semiótica e no pós – modernismo, é uma incapacidade da consciência de distinguir a realidade de uma simulação da realidade, especialmente em sociedades pós- modernas tecnologicamente avançadas . 

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A hiper-realidade é significativa como paradigma para explicar as condições culturais atuais. O consumismo , devido à sua dependência do valor de troca de sinais (por exemplo, a marca X mostra que alguém está na moda, o carro Y indica a riqueza), poderia ser visto como um fator contribuinte na criação da hiper-realidade ou da condição hiper-real.
A hiper-realidade leva a consciência a se desapegar de qualquer envolvimento emocional real, ao invés de optar por simulação artificial e reproduções intermináveis ​​de aparência fundamentalmente vazia. Essencialmente (embora o próprio Baudrillard possa recusar o uso dessa palavra), a satisfação ou a felicidade são encontradas através da simulação e imitação de um simulacro transitório da realidade, em vez de qualquer interação com qualquer “real”realidade .

Embora a hiper-realidade não seja um conceito relativamente novo, seus efeitos são mais relevantes hoje do que quando foi conceitualizado. [ citação necessário ] Isso é atribuído à maneira como efetivamente capturou a condição pós-moderna, particularmente como as pessoas no mundo pós-moderno buscam estímulo criando mundos irreais de espetáculo e sedução e nada mais. Há perigos para o uso da hiperrealidade em nossa cultura; os indivíduos podem observar e aceitar imagens hiper-reais como modelos quando as imagens não representam necessariamente pessoas físicas reais. Isso pode resultar em um desejo de lutar por um ideal inalcançável ou pode levar à falta de modelos de comportamento intactos.

Daniel J. Boorstinadverte contra confundir adoração a celebridades com adoração a heróis “, chegamos perigosamente perto de nos privar de todos os modelos reais. Perdemos de vista os homens e mulheres que simplesmente não parecem ótimos por serem famosos, mas famosos por serem ótimos”. Ele lamenta a perda de velhos heróis como Moisés , Ulisses S. Grant , Enéias , Jesus , Júlio César , Muhammed , Joana d’Arc , William Shakespeare , George Washington , Napoleão e Abraham Lincoln , que não tinham relações públicas.(PR) para construir imagens hiperrealistas de si mesmas. Os perigos da hiper-realidade também são facilitados pelas tecnologias da informação, que fornecem ferramentas às potências dominantes que buscam incentivá-la a impulsionar o consumo e o materialismo. O perigo na busca pela estimulação e sedução surge não na falta de significado, mas, como Baudrillard sustentava, “estamos repletos de significado e isso está nos matando”.

Algumas fontes apontam que a hiper- realidade pode fornecer insights sobre o momento pós-moderno, analisando como as simulações interrompem a oposição binária entre realidade e ilusão, mas não aborda nem resolve as contradições inerentes a essa tensão.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperreality