A realidade aumentada (RA) se tornou a nova tendência no mundo digital a ponto de ser difícil encontrar uma pessoa que não esteja familiarizada depois do boom que Pokémon Go trouxe para a vida do usuário móvel médio. Embora muitas pessoas considerem a RA apenas uma tecnologia de entretenimento, a RA já é amplamente usada em vários setores, como saúde, comércio eletrônico, arquitetura e muitos outros. Este artigo vai quebrar esse estereótipo.
O potencial da RA é perfeito e as marcas já estão utilizando essa tecnologia em seus negócios para fornecer uma nova experiência de usuário. As empresas implementam a RA para criar demonstrações de produtos, publicidade interativa e fornecer informações em tempo real aos clientes. Ficou provado que quando as pessoas tocam ou interagem com um produto, são mais propensas a comprá-lo devido ao vínculo emocional estabelecido.
De acordo com uma previsão da Statista, o mercado de realidade aumentada e virtual deverá atingir o tamanho de US$ 215 bilhões em 2021. Por ser um mercado em rápido crescimento e com enorme potencial, a RA atrai grandes corporações como Google, Apple, Facebook, etc., bem como empresas menores.
Quais tipos de aplicativos de Realidade Aumentada existem?
Antes de iniciar o desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada, é preciso escolher entre duas categorias amplas: aplicativos baseados em localização e aplicativos baseados em marcadores. Abaixo, discutimos brevemente as diferenças de cada um.
Aplicações baseadas em marcadores (marker-based)
Os aplicativos baseados em marcadores são baseados no reconhecimento de imagem. Usam marcadores pretos e brancos como gatilhos para exibir o conteúdo da RA. Para ver o componente aumentado, é preciso apontar a câmera na posição de um marcador em qualquer lugar ao seu redor. Depois que o dispositivo reconhecer o marcador, um aplicativo sobrepõe os dados digitais nesse marcador e será possível ver o objeto aumentado. Ao criar um aplicativo baseado em marcadores, devem ser fornecidas as imagens ou seus descritores de antemão para simplificar o processo de pesquisa quando os dados da câmera estão sendo analisados. Em outras palavras, os objetos já estão codificados em seu aplicativo, por isso são mais fáceis de detectar. Não é de admirar que a maioria dos aplicativos de RA sejam baseados em marcadores, sendo especialmente populares para publicidade.
Aplicações baseadas em localização (location-based)
Os aplicativos de RA baseados em localização funcionam sem marcadores. Detectam a posição do usuário com a ajuda de um GPS, um acelerômetro ou uma bússola digital e sobrepõem os objetos de realidade aumentada em cima de lugares físicos reais. O mais famoso aplicativo baseado em localização certamente é o Pokémon Go.
Esses aplicativos podem enviar notificações ao usuário com base em sua localização para fornecer um novo conteúdo de RA relacionado a um determinado local. Por exemplo, um aplicativo pode fornecer recomendações sobre os melhores bares próximos e mostrar como chegar lá. Como um exemplo adicional, um aplicativo pode lhe ajudar a encontrar seu carro dentro de um enorme estacionamento usando o GPS.